Blog

Será que seu cão está com o colesterol alto?

O colesterol alto é uma preocupação na saúde de muitas pessoas. Mas será que esse mal afeta também os cães? A verdade é que maioria dos peludos é menos suscetível e mantém bons níveis de colesterol durante a vida, mas é preciso sim ter atenção. Quando o colesterol alto em cães acontece, ele se caracteriza por um aumento anormal dos lipídeos no sangue.

O problema é conhecido como “hipercolesterolemia”. Na mesma linha, o cachorro também pode apresentar “hipertrigliceridemia”, que influencia na taxa dos triglicerídeos. Para saber se o cachorro possui triglicerídeos e colesterol altos é preciso fazer um exame em jejum para medir a concentração deles. O mais indicado é que isso seja algo rotineiro, já que é uma forma de auxiliar no diagnóstico de outras doenças.

Quando o problema é constatado, o tratamento deve começar atacando a causa primária: o nível de lipídeos. Para isso, a alimentação adequada é a forma mais prática e eficaz - que também vai atacar as causas secundárias da doença, como obesidade e/ou endocrinopatias.

O cão diagnosticado com colesterol alto deve receber uma alimentação completa e balanceada, com baixo teor de gordura. Para isso, a alimentação natural é a mais indicada, principalmente por que o tipo de gordura utilizada na formulação também contribui para o controle da concentração de lipídio na corrente sanguínea. Evitar dar petiscos industrializados e criar uma rotina de exercícios físicos também é importante.

Fonte: Canal do Pet

Compartilhe
Voltar para Postagens
2020 © Churraspet. Desenvolvido por UnionCom.