Para ajudar a identificar os principais sinais de problemas e avaliar a saúde do seu cão ou gato, aí vão as nossas dicas:
APETITE: Ao contrário do que muitos acreditam, não é normal que o seu peludo enjoe sempre da ração. Existem muitas doenças que deixam nossos aumigos sem fome e precisam de tratamento. Cães saudáveis adoram comer e estão sempre interessados em seus pratos de comida. Então, esteja atenta.
SEDE: Fique atento à quantidade de água que seu cachorro consome: beber água demais ou de menos também pode indicar um problema de saúde. Lembrando que, é claro, a temperatura do dia tem que ser levada em conta. Uma dica para controlar a quantidade consumida pelo seu amigão é renovar o pote de água dele todos os dias no mesmo horário, e com o mesmo volume. Nunca deixe faltar água para o seu peludo.
OLHOS: Quem já não ouviu que olhos brilhantes são sinal de saúde? Isso é verdade também para os nossos peludos. Fique atento aos olhos do seu amigão e procure o veterinário se eles estiverem constantemente lacrimejando, com secreção amarelada ou esverdeada, se o olho parecer embaçado, se a córnea não estiver totalmente transparente ou apresentar manchinhas.
ORELHAS: Você já teve otite (inflamação no ouvido)? Ninguém que já teve uma dor de ouvido como essa, intensa e contínua, verdadeiramente insuportável, tem coragem de adiar a ida ao veterinário assim que perceber que o cão não está bem. O seu aumigo deve portar a cabeça de forma equilibrada e as orelhas devem estar sempre limpas, sem acúmulo de cera e sem odor.
Existem ainda diversos outros fatores a serem observados, esses são os mais comuns deles. Lembramos aqui a importância de levar o seu cachorro ao veterinário REGULARMENTE.
Se gostar desse conteúdo, não deixe de comentar e compartilhar!
CompartilheVoltar para Postagens